sábado, 15 de agosto de 2009

Administrar


Dizer que estamos em uma época de mudança e de instabilidade parece até redundância ou afirmação prosaica. Contudo, o que importa é que à medida que o ambiente se torna mais instável e turbulento - como é o que está acontecendo no mundo de hoje - maior a necessidade de opções diferentes para a solução dos problemas e situações que se alternam e se diferenciam de maneira crescentemente diversa. À medida que o profissional que se dedica à Administração cresce e se desloca dos trabalhos meramente operacionais e orientados para o campo da ação e da operação - onde geralmente utiliza suas habilidades práticas e concretas de como fazer e executar certas coisas de maneira correta e eficiente - para atividades administrativas e orientadas para o campo do diagnóstico e da decisão - onde geralmente utiliza suas habilidades conceituais de sentir e de definir situações e equacionar estratégias de ação adequadas e eficazes para aquelas situações - maior a necessidade de se fundamentar em conceitos, idéias, teorias e valores que lhe permitam a orientação e o balizamento do seu comportamento, o qual obviamente influenciará poderosamente o comportamento de todos aqueles que trabalham sob sua direção e orientação.
O que diferencia o administrador de um simples executor de tarefas é exatamente o fato de que enquanto o segundo sabe fazer e executar certas coisas que aprendeu mecanicamente (como desenhar organogramas e fluxogramas, compor orçamentos, operar lançamentos e registros, montar previsões de vendas etc.), de maneira prática, concreta e imediatista, o primeiro sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas e complexas, pois aprendeu a pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário